Extrema direita francesa elege Jordan Bardella para substituir Marine Le Pen

Extrema direita francesa elege Jordan Bardella para substituir Marine Le Pen

Novo líder é considerado um protegido da principal figura do Reagrupamento Nacional

AFP

publicidade

O partido francês de extrema direita Reagrupamento Nacional (Rassemblement National, RN) elegeu, neste sábado (5), Jordan Bardella, de 27 anos, como presidente, substituindo Marine Le Pen. Bardella, um protegido de Le Pen e favorito para assumir a presidência do partido, obteve 85% dos votos e derrotou o prefeito de Perpignan (sul), Louis Alliot, que obteve 15%.

Após 11 anos no comando da formação política, Marine Le Pen decidiu se aposentar da presidência do partido, antes conhecido como Frente Nacional (FN), que seu pai, Jean-Marie Le Pen, liderou antes dela por quase 40 anos. Bardella não pretende ofuscar Marine Le Pen, que continuará a ser a principal figura do partido, segundo suas próprias palavras.

"Sou um candidato de continuidade, com o objetivo de proteger (seu) legado incrível", afirmou antes de ser eleito. Bardella gostaria que Le Pen concorresse à presidência francesa pela quarta vez em 2027, depois de alcançar um recorde de 41,45% de votos no segundo turno das eleições de abril contra o centrista Emmanuel Macron.

A até então presidente do RN liderou a campanha eleitoral das eleições legislativas em junho, e conquistou 89 cadeiras, 10 vezes mais do que cinco anos antes. A formação tornou-se, assim, o primeiro partido de oposição na Assembleia Nacional.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895