Fed aumenta os juros pela primeira vez em quase dez anos

Fed aumenta os juros pela primeira vez em quase dez anos

Taxa interbancária foi elevada em 0,25%, e ficou entre 0,25% e 0,50%

AFP

publicidade

O Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve)  aumentou nesta quarta-feira sua taxa básica de juros pela primeira vez em quase dez anos, informou seu comitê de política monetária (FOMC) em comunicado.

A taxa interbancária, que desde 2008 estava entre 0 e 0,25% foi elevada em 0,25%, e ficou entre 0,25% e 0,50%. O comitê disse que futuros aumentos serão graduais e espera que ao final de 2016 os juros sejam de 1,4%.

O aumento da taxa de juros dos Estados Unidos "marca o fim" de uma política excepcional e consagra os "consideráveis progressos" econômicos dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira a presidente do Fed, Janet Yellen.

"Essa decisão marca o fim de um período excepcional de sete anos durante o qual os juros foram mantidos em quase zero a fim de sustentar a recuperação" após a crise de 2008-09, disse Yellen à imprensa.

"Ela consagra também os consideráveis progressos feitos para reorientar o emprego (...) e aliviar as dificuldades econômicas de milhões de americanos", disse.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895