Forças russas sequestram segundo prefeito na Ucrânia, diz governador regional

Forças russas sequestram segundo prefeito na Ucrânia, diz governador regional

União Europeia condenou os crimes e afirmou que se trata de um novo ataque às instituições democráticas ucranianas

R7

Evguen Matveiev, prefeito de Dniprorudné, foi sequestrado pelas forças russas

publicidade

Um prefeito ucraniano foi sequestrado por soldados russos no sul da Ucrânia neste domingo (13), dois dias depois de outro prefeito ter sido sequestrado, disse o governador da região de Zaporizhzhia. A União Europeia condenou os acontecimentos.

"Hoje, 13 de março, às 8h30, o Exército da Federação Russa capturou o prefeito da cidade de Dniprorudné, Evguen Matveiev", escreveu no Telegram Oleksandr Staruj, governador de Zaporizhzhia, onde Dniprorudné está localizada.

Acompanhe o avanço das tropas russas na Ucrânia a cada dia

Na sexta-feira (11), o prefeito de Melitopol, localizada cerca de 80 km ao sul de Dniprorudné, Ivan Fedorov, foi sequestrado pelos russos porque "se recusou a cooperar com o inimigo", segundo o presidente e o Parlamento ucranianos.

"A UE condena veementemente o sequestro dos prefeitos de Melitopol e Dniprorudné pelas Forças Armadas russas. Trata-se de um novo ataque às instituições democráticas da Ucrânia e uma tentativa de estabelecer estruturas governamentais alternativas em um país soberano", denunciou Josep Borrell, chefe de diplomacia da União Europeia, no Twitter.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também denunciou os sequestros e assegurou que eles representam uma "flagrante violação do direito internacional".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895