França aponta erros dos pilotos em queda de avião da Air France

França aponta erros dos pilotos em queda de avião da Air France

Segundo relatório, tripulação não avisou aos passageiros dos problemas na aeronave

AFP

publicidade

O Escritório de Investigações e Análise (BEA) francês anunciou nesta sexta-feira que identificou uma série de erros dos pilotos que causaram o acidente com o voo AF447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris em 1º de junho de 2009. O Airbus A330 caiu no Oceano Atlântico matando as 228 pessoas a bordo.

• Leia mais notícias sobre o acidente aéreo

O terceiro relatório sobre as investigações técnicas da tragédia revela que os pilotos não adotaram procedimentos adequados após os primeiros problemas detectados durante o voo: perda de indicadores de velocidade e perda de sustentação da aeronave.

Segundo o documento, os pilotos não agiram de forma adequada após o congelamento das sondas pitot (sensores de velocidade), o que provocou a perda dos indicadores de velocidade. O BEA informou que os comandantes da aeronave "não receberam treinamento sobre os procedimentos adequados a serem tomados em grandes altitudes".

Ainda de acordo com o relatório, o piloto que comandava a aeronave efetuou uma manobra manual, uma vez que o piloto automático foi desativado após a perda dos indicadores de velocidade. O documento afirma que o comandante da aeronave foi descansar às 2h sem deixar "claras recomendações" aos dois co-pilotos que ficaram no controle do Airbus. Ele voltou à cabine às 2h11min e a gravação é interrompida às 2h14m.

Foi divulgado também que a tripulação não avisou aos passageiros dos problemas que enfrentava na cabine.

Para Air France, nada permite colocar a tripulação do voo 447 no banco dos réus

A Air France afirmou nesta sexta-feira, em comunicado, que "nada permite colocar no banco dos réus as competências técnicas da tripulação" do voo Rio-Paris que, em 1º de junho de 2009, caiu no Atlântico com 228 pessoas a bordo. A companhia defendeu o "profissionalismo" dos tripulantes e questionou a "confiabilidade do alarme depois da perda de sustentação" do Airbus.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895