Frente Al-Nosra pede que rebeldes sírios rejeitem trégua

Frente Al-Nosra pede que rebeldes sírios rejeitem trégua

Grupo foi excluído do acordo de cessar-fogo e pede que combatentes lutem

AFP

Grupo foi excluído do acordo de cessar-fogo e pede que combatentes armem-se e lutem

publicidade

O chefe da Frente Al-Nosra, Mohammad al-Julani, pediu aos rebeldes que rejeitem o acordo de cessar-fogo russo-americano que deve entrar em vigor no sábado e intensifiquem a luta contra o regime de Bashar al-Assad, em uma mensagem de áudio divulgada nesta sexta-feira.

"Desconfiem desta mentira do Ocidente e da América, porque todo mundo os força a voltar sob o polegar opressivo do regime", afirmou o líder do ramo sírio da Al-Qaeda que combate ao lado dos rebeldes em várias regiões do país e que está excluído do acordo de cessar-fogo. "Combatentes da Síria, armem-se, intensifiquem seus ataques e não tenham medo das tropas e de seus aviões", insistiu o chefe da al-Nosra nesta mensagem lançada algumas horas antes da entrada em vigor da trégua, às 00h00 (19h00 desta sexta-feira no horário de Brasília).

"Uma revolução bem sucedida é aquela que consegue extirpar o regime de suas raízes (...) caso contrário ele irá retornar à opressão de partida", disse Mohammad Jolani.

O regime e centenas de facções rebeldes concordaram com o acordo de trégua, mas a aplicação deste é complexa por causa das alianças no terreno entre insurgentes e jihadistas, incluindo a Frente al-Nosra, excluídos do acordo de cessar-fogo.  

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895