Furacão Irma obriga a saída de mais de 5 milhões de pessoas na Flórida

Furacão Irma obriga a saída de mais de 5 milhões de pessoas na Flórida

Fenômeno atingiu Cuba na noite dessa sexta-feira com força máxima

AFP

Furacão Irma obriga a saída de mais de 5 milhões de pessoas na Flórida

publicidade

O Furacão Irma atingiu Cuba durante a noite dessa sexta-feira, com força máxima antes de ser rebaixado para categoria 4, e avança para a Flórida, onde as autoridades ordenaram a saída de 5,6 milhões de pessoas com a aproximação do fenômeno que provocou 19 mortes no Caribe. O devastador furacão seguia em direção a Flórida e estava a 395 quilômetros de Miami. "Acontecerão flutuações de intensidade nos próximos dois dias, mas acreditamos que Irma continuará sendo um furacão poderoso enquanto se aproxima da Flórida", advertiu o NHC em seu boletim mais recente.

A previsão é de que o poderoso furacão deve atingir a Flórida no sábado à noite ou na manhã de domingo, primeiro na região de ilhas conhecida como Keys e depois em Miami, com rajadas de vento de 240 quilômetros por hora, segundo o NHC. O departamento de operações de emergência da Flórida ordenou a saída de mais de 5,6 milhões de pessoas de suas casas. "Irma continua sendo um furacão extremamente perigoso!", escreveu no Twitter o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos. "Não é tarde para abandonar as Keys!", insistiu a agência. "Ainda há tempo esta manhã para sair! Por favor, as Keys não são seguras".

Ante a chegada iminente do furacão, milhares de moradores lotaram seus veículos com todo tipo de mantimentos e objetos - de colchões a caiaques. As estradas entraram em colapso com o número de pessoas que tentavam abandonar as zonas de risco, enquanto comboios militares seguiam para o sul com gasolina para permitir o transporte de mais pessoas. Mais de um milhão de pessoas receberam ordem de saída imediata na Flórida e na vizinha Geórgia na sexta-feira.

No entanto, o governador da Flórida, Rick Scott, advertiu que os 20,6 milhões de habitantes do estado deveriam "estar preparados para partir em breve". "É uma tempestade catastrófica como o estado nunca viu antes", enfatizou. As autoridades da Flórida disponibilizaram vários abrigos. As autoridades de West Palm Beach decretaram um toque de recolher no sábado, enquanto em Miami Beach a avenida Ocean Drive, geralmente lotada com suas famosas lojas e restaurantes, estava deserta. Quase 14 mil soldados americanos foram enviados a Porto Rico, Ilhas Virgens e Flórida para apoiar os trabalhos de resgate e retirada de moradores, informou o Pentágono.

O presidente americano Donald Trump aprovou na sexta-feira uma lei para elevar o teto da dívida do governo e disponibilizar recursos para atender a situação de emergência, que começou com Harvey - 42 mortos e danos de 100 bilhões de dólares - e as consequências do Irma.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895