Furacão Matthew atinge costa leste dos EUA

Furacão Matthew atinge costa leste dos EUA

Autoridades da Carolina do Sul ordenaram evacuação de 500 mil pessoas de áreas de risco

AFP

publicidade

Matthew, que se degradou a furacão de categoria 1, prosseguia neste sábado seu perigoso trajeto pela costa leste dos Estados Unidos, onde já deixou cinco mortos e ameaçava provocar graves inundações. "Um em cada quatro mortos em furacões tropicais nos Estados Unidos está vinculado ao aumento no nível dos rios devido às fortes chuvas", advertiu o diretor do Centro Nacional de Furacões (NHC), Rick Knabb, no Twitter.

Por volta das 18h GMT (15h de Brasília), Matthew registrava ventos de 120 km/h, segundo o último boletim do NHC, o qual também se alertava para "chuvas torrenciais que se propagam" através da Carolina do Sul e do Norte, assim como "sérias inundações" terra adentro.

O olho do furacão estava sobre o balneário de Myrtle, na Carolina do Sul, tocando terra nos Estados Unidos pela primeira vez desde que começou a se deslocar pela costa leste do país na madrugada de quinta para sexta-feira, então como de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que chega a 5.

As autoridades da Carolina do Sul ordenaram a evacuação de 300 a 500 mil pessoas de áreas de risco para refúgios em áreas mais no interior, embora isto "não seja suficiente", segundo a governadora Nikki Haley. O presidente americano, Barack Obama, declarou estado de emergência em Flórida, Geórgia e Carolina do Norte e do Sul.

Ao passar pela Flórida, o furacão deixou mais de um milhão de pessoas sem eletricidade, embora seu impacto neste estado tenha sido menos violento do que se esperava, pois o olho do furacão não tocou o continente.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895