Furacão Matthew se aproxima dos EUA após causar 264 mortes no Haiti

Furacão Matthew se aproxima dos EUA após causar 264 mortes no Haiti

Fenômeno devastou Caribe e previsão é de muitos danos no territótio norte-americano

AFP

Fenômeno devastou Caribe e previsão é de muitos danos no territótio norte-americano

publicidade

Mais de dois milhões de americanos foram convocados a evacuar o litoral atlântico, e a Flórida decretou um plano de emergência federal ante a chegada do potente furacão Matthew. O fenômeno ganhou força e subiu para a categoria 4, após deixar 264 mortos e causar grandes inundações no Haiti.

Segundo a Rádio Televisão do Caribe, Matthew devastou a região sudoeste do Haiti, onde provocou ao menos 264 mortes no país mais pobre das Américas. O acesso às zonas mais afetadas continua sendo difícil e dificulta a avaliação do número exato de vítimas. Mais cedo, o ministro do Interior haitiano, François Anick Joseph havia informado o desabamento de uma ponte que faz importante ligação às áreas afetadas.

Na sua passagem pelo Caribe, Matthew também causou quatro mortes na República Dominicana, onde mais de 36.500 pessoas foram evacuadas. Está previsto que o furacão, que subiu nesta quinta-feira para a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (até 5), chegue à Flórida durante a madrugada de sexta-feira, com impactos potencialmente desastrosos, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

O presidente americano, Barack Obama, anunciou estado de emergência na Carolina do Sul e um plano de ajuda federal à Flórida, o que permite desbloquear rapidamente recursos federais de assistência e que as agências de segurança interior (DHS) e de gestão de situações de emergência (Fema) coordenem os trabalhos de resgate. Cerca de 1,5 milhão de residentes do litoral da Flórida receberam a ordem de evacuar a região, assim como mais de um milhão na Carolina do Sul. A Geórgia, onde se espera que Matthew chegue no sábado, também ordenou a evacuação de seis condados do seu litoral.

Em uma ação rara, "os parques temáticos do Walt Disney World, o Disney Springs, os campos de minigolfe, os parques aquáticos e o complexo ESPN Wide World of Sports (da Flórida) serão fechados na quinta-feira às 17h (18h de Brasília) e permanecerão fechados até sexta-feira", afirmou a empresa. Os abrigos do leste da Flórida estavam lotados na quinta-feira em uma corrida frenética para salvar pessoas e animais de estimação.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895