G7 quer lutar contra protecionismo e "más práticas comerciais"

G7 quer lutar contra protecionismo e "más práticas comerciais"

Líderes destacaram compromisso de manter compromisso com mercados abertos

AFP

G7 quer lutar contra protecionismo e más práticas comerciais

publicidade

Os líderes do G7, reunidos na cúpula de Taormina (Sicília), decidiram em uma declaração conjunta lutar contra o protecionismo, mas também contra todas as "más práticas comerciais"."Reiteramos nosso compromisso de manter os mercados abertos e lutar contra o protecionismo, mantendo-nos firmes contra todas as más práticas comerciais", aponta o texto do comunicado, divulgado após o final da cúpula.

"Ao mesmo tempo, reconhecemos que o comércio não tem beneficiado a todos. Por esta razão, estamos comprometidos a adotar políticas adequadas para que todas as empresas e todos os cidadãos possam desfrutar melhor de todas as oportunidades oferecidas pela economia global", acrescenta.

O presidente americano Donald Trump, que defende um certo nacionalismo econômico para promover o "made in America", decidiu no final de abril "reavaliar" todos os acordos comerciais assinados pelos Estados Unidos, incluindo com a OMC, para lutar contra "violações e abusos" que eles causam, disse ele.

Desde que tomou posse, a administração Trump tem criticado o sistema de resolução de conflitos da OMC, sua ferramenta-chave para evitar guerras comerciais, e teria até mesmo, de acordo com a imprensa americana, planejado simplesmente ignorar suas decisões, ameaçando de fato a OMC

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895