Garoto filipino de 15 anos sobrevive três dias à deriva no mar

Garoto filipino de 15 anos sobrevive três dias à deriva no mar

Ele teria sido colocado no barco por sua avó para trazer peixes para comerem

AFP

publicidade

Um estudante filipino de 15 anos, enviado sozinho por sua avó para pescar no mar, sobreviveu três dias à deriva depois que o motor de seu barco enguiçou, informaram as autoridades locais nesta sexta-feira. Mark Sanico, exausto, com sede e fome, foi lançado a bordo de sua pequena canoa a uma praia na cidade de Danao na quinta-feira, e se recupera em um hospital local, informou a policial Cherry Panares.

"Ele estava muito fraco. Ficou sem comer ou beber por três dias. Disse que havia sobrado um pouco de milho cozido, mas estragou", explicou a policial. As grandes ondas o impediram de lançar sua rede para pegar peixe, acrescentou. Vestindo apenas uma camisa e um short, o menino disse à polícia que o barco navegou pelo menos 90 quilômetros através do Mar de Camotes desde sua cidade costeira de Villaba, na ilha de Leyte, sem que qualquer outro marinheiro percebesse sua situação.

O menino contou à polícia que viu outro barco pesqueiro apenas na quarta-feira, mas o tripulante, aparentemente, não o viu acenar pedindo ajuda, disse Panares. Ela elogiou a resistência do menino, afirmando que uma vida passada na pobreza provavelmente garantiu sua sobrevivência. "Ele é um garoto forte. Foi isso o que provavelmente o salvou", disse Panares.

O menino contou à polícia que sua mãe o deixou com seus avós alguns meses após seu nascimento. Ele acrescentou que ela o enviou ao mar na segunda-feira, quando ele deveria estar na escola, porque precisavam de peixes para comer. "Eles são muito pobres. O governo municipal precisou dar a passagem de ônibus para a avó para que ela viesse aqui buscar o neto", disse Panares. "Ele parece bem melhor hoje e está rindo novamente. Contei piadas para ele, para se sinta bem. Ele só quer voltar para casa", concluiu.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895