Gigantesco furacão Patricia atinge a terra no Oeste do México

Gigantesco furacão Patricia atinge a terra no Oeste do México

Tempestade tocou o solo no estado de Jalisco, na costa mexicana do Pacífico

AFP

Tempestade tocou o solo no estado de Jalisco, na costa mexicana do Pacífico

publicidade

Conforme previsto, o gigantesco furacão Patricia, o mais forte da história, tocou a terra no fim da tarde desta sexta-feira no estado de Jalisco, na costa mexicana do Pacífico, confirmou a Comissão Nacional da Água (Conagua). “O furacão acaba de tocar a terra há poucos minutos nas imediações de Emiliano Zapata, em Jalisco”, disse à emissora Milenio Roberto Ramírez, diretor-geral da Conagua.

O governo mexicano declarou estado de emergência diante da chegada do fenômeno, que atravessará uma zona onde há cerca de 400 mil pessoas, entre estrangeiros e os próprios mexicanos. O governo mexicano ordenou a evacuação de pequenos povoados costeiros, o fechamento de vários portos, a suspensão das aulas nas áreas de risco. Um comitê de emergências foi formado para coordenar as ações diante da chegada de Patricia.

Boletim de mais cedo informou que o furacão alcançou a categoria 5 na escala Saffir Simpson. Os ventos do fenômeno chegaram a uma velocidade de 325 km/h, o que o torna, segundo o próprio NHC, no "furacão mais poderoso já registrado" tanto no Pacífico quanto no Atlântico Norte.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu nesta sexta-feira seu apoio e assistência aos mexicanos. “Nossos pensamentos estão com o povo mexicano, que se prepara para o furacão Patricia”, escreveu Obama no Twitter. “Os especialistas em desastres da USAID (agência de ajuda dos EUA) estão no local prontos para ajudar”, acrescentou o presidente.

Projeção do Centro Nacional de Prevenção de Desastres:


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895