Ginecologista e ex-escrava sexual vencem o Nobel da Paz

Ginecologista e ex-escrava sexual vencem o Nobel da Paz

Honra foi concedida a Denis Mukwege e Nadia Murad por esforços para acabar com a violência sexual como arma de guerra

AFP

Vencedores receberão seus prêmios em Oslo e Estocolmo no dia 10 de dezembro

publicidade

O ginecologista congolês Denis Mukwege e a ex-escrava sexual yazidi Nadia Murad são os vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2018 por seus "esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra". Médico e vítima, respectivamente, Denis Mukwege e Nadia Murad encarnam uma causa planetária que supera o âmbito dos conflitos, como evidencia o movimento #MeToo, iniciado há exatamente um ano por revelações da imprensa sobre casos de abuso sexual.

• Tasuku Honjo e James Allison vencem o Nobel de Medicina por revolução no tratamento do câncer

"Denis Mukwege e Nadia Murad arriscaram ambos pessoalmente suas vidas, lutando corajosamente contra os crimes de guerra e pedindo justiça para as vítimas", afirmou a presidente do Comitê Nobel, Berit Reiss-Andersen.

• Vencedora do Nobel de Química prevê novos prêmios para mulheres no futuro

"Um mundo mais pacífico só pode ser alcançado se as mulheres, sua segurança e os direitos fundamentais são reconhecidos e preservados em tempos de guerra", completou. A ONU celebrou o "anúncio fantástico, que ajudará a fazer avançar o combate contra a violência sexual como arma de guerra nos conflitos". "É uma causa muito importante para as Nações Unidas", afirmou a porta-voz da ONU em Genebra, Alessandra Vellucci.

• Três cientistas levam Nobel de Física por estudos no campo da tecnologia a laser

No ano passado, o prêmio foi atribuído à Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN) por sua contribuição à aprovação de um tratado histórico de proibição de armas atômicas. Após o prêmio da Paz, o único que é entregue em Oslo, a categoria de Economia encerrará na próxima segunda-feira a temporada do Nobel em 2018. O prêmio consiste em uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 9 milhões de coroas suecas (990 mil dólares). Os vencedores receberão seus prêmios em Oslo e Estocolmo no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do idealizador da premiação, Alfred Nobel (1833-1896).

Lista dos 10 últimos vencedores do Prêmio Nobel da Paz:

- 2018: O ginecologista Denis Mukwege (República Democrática do Congo) e a yazidi Nadia Murad por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra.

- 2017: Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (ICAN) por seus esforços para acabar com este tipo de armamento.

- 2016: Juan Manuel Santos por seus esforços para acabar com meio século de guerra interna na Colômbia.

- 2015: Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia, composto por figuras da sociedade civil, por salvar a transição democrática na Tunísia.

- 2014: A paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi por seu combate à opressão contra crianças e jovens e a defesa da educação para todos os menores.

- 2013: Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) por seus esforços visando livrar o planeta das armas de destruição em massa.

- 2012: União Europeia (UE) pelo projeto que contribuiu para pacificar um continente devastado por duas guerras mundiais.

- 2011: As liberianas Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkol Karman por sua luta pela segurança das mulheres e por seu direito de participar do processo de paz.

- 2010: O dissidente chinês preso Liu Xiaobo por seus esforços persistentes e pacíficos em favor dos direitos humanos na China.

- 2009: O presidente americano Barack Obama por seus esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895