Governo do Iraque reporta 16 mortos nos ataques dos EUA

Governo do Iraque reporta 16 mortos nos ataques dos EUA

Exército dos Estados Unidos realizou ataques aéreos contra forças de elite iranianas e grupos pró-Irã

AFP

EUA lançou ataques contra Iraque e Síria

publicidade

Os bombardeios dos EUA no oeste do Iraque contra grupos armados pró-Irã deixaram pelo menos "16 mortos, incluindo civis", afirmou neste sábado (3) o porta-voz do governo iraquiano, Bassem al Awadi.

Com esses ataques, "a segurança do Iraque e da região está no limite", disse ele, em um comunicado, no qual negou as "falsas alegações" sobre uma "coordenação prévia" com Washington para os bombardeios.

Segundo o porta-voz militar general Yehia Rasul, do primeiro-ministro iraquiano, os bombardeios constituem "uma violação de soberania". Ele alertou para consequências "desastrosas para a segurança e estabilidade" nacional e regional.

Estes ataques são uma “uma ameaça que arrastará o Iraque e a região” para uma situação indesejável, “com consequências desastrosas para a segurança e estabilidade”, afirmou o general.

Veja Também

Ataques

O Exército dos Estados Unidos realizou ataques aéreos contra forças de elite iranianas e grupos pró-Irã no Iraque e na Síria em retaliação à morte de três soldados em uma base na Jordânia.

"Os ataques aéreos utilizaram mais de 125 peças de munição de precisão", afirmou o Comando Central dos Estados Unidos para o Oriente Médio (Centcom) nas redes sociais.

O Centcom especificou que os alvos incluíam centros de comando e inteligência, bem como instalações de armazenamento de foguetes, mísseis e drones pertencentes a milícias e forças iranianas "que facilitaram ataques contra as forças dos Estados Unidos e da coalizão".

O presidente Joe Biden havia prometido responder ao ataque com drones mortal ocorrido no domingo perto da fronteira com a Síria e atribuído por Washington a grupos apoiados pelo Irã.

O Pentágono esclareceu que os ataques desta sexta-feira mobilizaram diversas aeronaves de combate, incluindo bombardeiros de longo alcance, e tiveram como alvo mais de 85 objetivos.

Um porta-voz da Casa Branca qualificou de "sucesso" os ataques, que visaram um total de 85 alvos em sete locais, três no Iraque e quatro na Síria, e tiveram duração de "aproximadamente 30 minutos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895