Governo homenageia brasileiros que salvaram vidas durante Holocausto

Governo homenageia brasileiros que salvaram vidas durante Holocausto

Nesta terça é celebrado os 70 anos da libertação de Auschwitz, na Polônia

Correio do Povo

Nota classificou Auschwitz como o ´´mais atroz símbolo do Holocausto``

publicidade

O governo brasileiro prestou homenagem aos brasileiros que salvaram vidas durante o Holocausto. A nota foi divulgada nesta terça-feira, quando são celebrados os 70 anos de libertação do campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia. A nota classificou Auschwitz como o “mais atroz símbolo do Holocausto”. O dia 27 de janeiro foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2005, como Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

No documento foram lembrados os nomes de Luiz Martins de Souza Dantas e Aracy de Carvalho Guimarães Rosa. Ambos tem os nomes gravados no Jardim dos Justos entre as Nações, no Museu do Holocausto, em Israel.

Para o governo brasileiro, o episódio marcou o mundo de uma maneira negativa é um “dever moral iniludível” relembrar a libertação. “Recordar e honrar as vítimas da Shoá não é apenas um dever moral iniludível. É também uma arma poderosa na luta, que deve ser de todos, contra o ressurgimento das condições que deram origem ao Holocausto, naquele que foi um dos períodos mais sombrios da história da humanidade”, concluiu.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895