Gravações revelam ordens para matar Correa durante rebelião no Equador

Gravações revelam ordens para matar Correa durante rebelião no Equador

Presidente do país ficou em poder dos revoltosos por várias horas

AFP

Gravações revelam ordens para matar Correa durante rebelião no Equador

publicidade

Uma gravação da rádio da Polícia do Equador registrou vozes de supostos agentes que instigavam os policiais a matar o presidente Rafael Correa em meio a uma rebelião que deixou 10 mortos e 274 feridos. O áudio foi divulgado nesta terça-feira pela agência pública Andes. "Matem Correa para que isto acabe, matem Correa e acaba logo!" e "Matem o presidente!" são algumas das afirmações que estão em meia hora de áudio das comunicações da central de rádio da Polícia.

Na última quinta-feira, protestos de policiais contra uma lei que eliminou bonificações para a força pública acabaram em uma violenta revolta. Correa foi mantido por várias horas em poder dos revoltosos em um hospital de Quito.
"Não deixem esse filho da * sair, até que assine (as exigências da Polícia) daqui não sai; se não, esse babaca sai morto", diz uma pessoa. "Esse senhor não sai sem assinar as atribuições que correspondem a ele para a Polícia Nacional, esse senhor tem que nos dar a atribuição completa, esse senhor tem que garantir nossa anistia completa, tem que garantir nossa sobrevivência", acrescentou outro.

Correa denunciou uma tentativa de golpe de Estado e assassinato depois de ter sido resgatado em uma operação militar que registrou violentos confrontos com os rebeldes. Na mesma gravação são ouvidas vozes que ordenavam que os revoltosos enfrentassem as unidades do Exército, enquanto outras pediam calma e a libertação do mandatário. "Mantenham a ordem, deixem o presidente sair" e "Deixem que essa merda de presidente saia", pediam outros líderes da revolta.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895