Greenpeace pagará fiança para libertação de bióloga

Greenpeace pagará fiança para libertação de bióloga

Tribunal russo autorizou soltura de Ana Paula Maciel mediante pagamento de multa

Correio do Povo

Bióloga gaúcha ganhou direito a liberdade nesta terça

publicidade

A assessoria de imprensa do Greenpeace Brasil confirmou ao Correio do Povo que a Organização Não Governamental (ONG) vai pagar a fiança para a libertação da bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, presa desde setembro, na Rússia, depois de participar de um protesto contra exploração de petróleo no Ártico. O valor de dois milhões de rublos – equivalente a  R$ 140 mil – foi estabelecido pelo tribunal russo que decidiu nesta terça-feira pelo direito a liberdade sob pagamento de fiança.

A irmã de Ana Paula, Telma Maciel, em entrevista à Rádio Guaíba, afirmou que o sentimento é de justiça com a libertação da bióloga. “A gente está muito feliz. Agora a justiça está começando a ser feita, embora alguns ativistas ainda tenham que responder dentro do centro de detenção. Gostaríamos que todos já estivessem lvires, mas estamos contentes porque parece que as coisas agora vão se encaminhar”, declarou.

O Greenpeace ainda não tem a confirmação de quando Ana Paula poderá retornar ao Brasil. A expectativa é de que inicialmente ela tenha que permanecer em território russo. A mãe da ativista, Rosângela Maciel, deve viajar para a Rússia até o final desta semana.

Além da gaúcha, outros nove membros do Greenpeace receberam o direito a liberdade com o pagamento de fiança. O australiano Colin Russell teve a detenção prorrogada até fevereiro. Até o final da semana, a Justiça russa deve decidir sobre o destino de todo o grupo de 28 ativistas e dois jornalistas.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895