Grupo de Lima se reúne para avaliar medidas contra Venezuela

Grupo de Lima se reúne para avaliar medidas contra Venezuela

Encontro será primeira participação internacional do novo chanceler brasileiro Ernesto Araújo

AFP

publicidade

Os chanceleres dos países do Grupo de Lima vão se reunir nesta sexta-feira, na capital peruana, para avaliar a situação da Venezuela - um encontro que contará, pela primeira vez, com a participação do novo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, informou o governo nesta quinta.

A convocação do Grupo de Lima foi feita na mesma semana em que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, foi recebido em Cartagena, na quarta-feira, pelo presidente colombiano Iván Duque. Nesta reunião, os dois governos concordaram em unir esforços para isolar diplomaticamente o governo de Nicolás Maduro e "recuperar" a democracia na Venezuela.

O encontro se realizará três dias depois da posse do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro. O Brasil é uma das 14 nações que compõem o Grupo. Em Brasília, Pompeo se reuniu na terça com o chanceler peruano Néstor Popolizio, cujo país é o impulsionador do Grupo de Lima, e eles concordaram em "aumentar a pressão" sobre Maduro.

O chanceler da Colômbia, Carlos Holmes Trujillo, afirmou nesta quinta-feira que seu país, cujas relações com a Venezuela estão praticamente congeladas desde 2017, decidirá sua postura "conjuntamente com os chanceleres do Grupo de Lima" na reunião de sexta.

O presidente da Colômbia pediu para os "países defensores da democracia" não reconhecerem o novo governo de Maduro - que tem início em 10 de janeiro e deve se estender até 2025. Segundo Maduro, os Estados Unidos estão coordenando um complô para gerar incidentes armados nas fronteiras da Venezuela com a Colômbia e o Brasil e justificar uma intervenção militar.

Criado em 2017, o Grupo de Lima é composto por Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Guiana e Santa Lucía.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895