Guerra entre Israel e Hamas: os fatos mais recentes desta quinta-feira

Guerra entre Israel e Hamas: os fatos mais recentes desta quinta-feira

Ministro da defesa de Israel falou que seus soldados verão Gaza "de dentro"

Correio do Povo

publicidade

O conflito entre Israel e Hamas continua com mais perguntas do que respostas. Nesta quinta-feira, o ministro da defesa de israel aconselhou que as tropas do país "se organizassem, ficassem prontas" para uma ordem para entrar em Gaza. Depois, o Ministério da Saúde palestino afirmou que nove pessoas na Cisjordânica, território da Palestina, mas distante de Gaza. Os Estados Unidos noticiaram que interceptaram três misseis que partiram do Iêmen, país ao sul que vive uma guerra civil, que poderiam ser direcionados para Israel. A passagem terrestre de Rafah, uma das únicas entre a faixa de Gaza e o Egito, segue fechada para a passagem de refugiados, mas com expectativas de que seja aberta amanhã, dia 20. 

  • O ministro da defesa de Israel falou, nesta quinta-feira, 19, às tropas terrestres para estarem prontas para entrar em Gaza, embora não tenha dito quando a invasão começará. Em um encontro com a infantaria na fronteira com a Faixa de Gaza, Yoav Gallant ordenou que as forças "se organizassem, ficassem prontas" para uma ordem para entrar.
  • As forças israelenses mataram nove palestinos em vários ataques nesta quinta-feira, 19, na Cisjordânia, informou o Ministério da Saúde palestino, enquanto aumenta o número de vítimas fatais no território e a guerra prossegue em Gaza.

    Ao menos 75 palestinos morreram na Cisjordânia, um território ocupado por Israel desde 1967, em ações das forças israelenses ou de colonos desde o início do conflito em Gaza, em 7 de outubro, segundo o ministério.

  • Um navio da Marinha dos Estados Unidos derrubou, nesta quinta-feira (19), mísseis e drones disparados por rebeldes houthis no Iêmen, possivelmente direcionados contra Israel, informou o Pentágono.

    Três "mísseis de cruzeiro de ataque terrestre e vários drones" foram interceptados por um destróier, disse um porta-voz aos jornalistas. O ataque foi lançado do Iêmen "potencialmente contra alvos em Israel".

  • A passagem fronteiriça de Rafah, único ponto de trânsito para a Faixa de Gaza não controlado por Israel, será aberta na sexta-feira (20) para permitir a passagem de ajuda humanitária para o território palestino bombardeado por Israel há 13 dias, anunciou um veículo da mídia próximo dos serviços de Inteligência egípcios nesta quinta (19).

  • Centenas de cidadãos estrangeiros foram mortos, feridos ou sequestrados desde a ofensiva lançada pelo grupo islamita palestino Hamas contra Israel, que já deixou mais de 1.400 mortos do lado israelense. Na Faixa de Gaza, autoridades de saúde já contabilizaram mais de 3.700 mortos nos bombardeios israelenses lançados em represália.

    Segundo o balanço da AFP, autoridades de seus respectivos países confirmaram a morte de cerca de 200 cidadãos estrangeiros, incluindo muitos que também tinham cidadania israelense.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895