Haiti recebe 15,4 toneladas de ajuda humanitária enviada pelo México

Haiti recebe 15,4 toneladas de ajuda humanitária enviada pelo México

Por causa do desastre, governo haitiano declarou estado de emergência por um mês

AFP

Haiti recebe 15,4 toneladas de ajuda humanitária enviada pelo México

publicidade

Uma remessa com 15,4 toneladas de ajuda humanitária do México para o Haiti, afetado no sábado por um terremoto que deixa quase 1.300 mortos, chegou nesta segunda-feira (16) ao país caribenho a bordo de dois aviões militares, informou o governo mexicano.

As aeronaves do Exército mexicano com alimentos, medicamentos e água pousaram na madrugada. Durante a manhã, espera-se a chegada de outro avião militar com mais 3,6 toneladas de insumos de emergência. "Infelizmente um terremoto afetou o Haiti e um povo muito pobre, também com problemas políticos, também caiu nesta outra desgraça. Decidimos apoiar e vamos continuar fazendo isso", disse o presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

O terremoto que abalou o Haiti no sábado ocorreu às 08h30 locais (09h30 em Brasília) e teve seu epicentro a cerca de 160 km da capital haitiana, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Por causa disso, o governo do Haiti declarou estado de emergência por um mês após o desastre.

Hospitais lotados

Instalados em bancos, acomodados em cadeiras ou deitados no chão sobre lençóis, os feridos lotam o serviço de emergência do hospital de Les Cayes, uma das cidades mais atingidas pelo tremor. As autoridades do país confirmaram 1.297 vítimas fatais e o número de feridos chegou a 5.700.

Já tratados, mas em observação, muitos feridos se acomodam nos gramados ao redor dos edifícios. Eles ainda temem voltar para suas casas, traumatizados pelas réplicas frequentes.

 

 

 

Veja Também

 

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895