Herdeiros maias purificam locais e esperam mudança de era na Guatemala

Herdeiros maias purificam locais e esperam mudança de era na Guatemala

Sacerdotes farão cerimônia de recebimento do Novo Fogo Sagrado nesta sexta-feira

AFP

Herdeiros maias purificam locais e esperam mudança de era na Guatemala

publicidade

Sacerdotes de organizações indígenas maias da Guatemala purificaram, entre esta quarta e quinta-feira, 20 locais que consideram sagrados, e deram início às cerimônias para receber, na sexta-feira, uma nova era segundo o calendário do povo antigo. Eles preferem, contudo, distanciarem-se das atividades oficiais, que denominam de "show" para atrair turistas. "O que temos visto (nos eventos do governo) é que estão fazendo um show para o turismo. Para nós não é um show e não é um turismo, é algo espiritual e pessoal", salientou Sebastiana Mejía, integrante da Conferência de Ministros Maias.

Após as purificações realizadas na quarta-feira, nesta quinta os sacerdotes maias celebraram cerimônias de "conexão e sincronização espiritual". Entre os locais purificados estão cinco sítios arqueológicos, um deles Tikal, uma das cidades mais representativas da cultura maia, onde o presidente Otto Pérez comandará a principal atividade.

Segundo Mejía, embora sacerdotes de alguns centros arqueológicos concordem com as atividades oficiais, não participam delas, e em alguns sítios como Kaminal Juyu, a oeste da capital, coordenaram com as autoridades para alternar seu uso. À 0h de quinta-feira, os descendentes dos maias iniciarão a celebração do novo ciclo e às 5h45min de sexta-feira efetuarão a "Grande Cerimônia de Recebimento do Avô Sol e do Novo Fogo Sagrado para a Humanidade", destacou, em um comunicado, o Oxlajuj Ajpop.

Em 21 de dezembro termina o último dos treze ciclos de 400 anos, denominados B'aktun que, somados, constituem uma longa era de 5.200 anos, o Oxlajuj B'aktun, segundo o calendário maia. "O novo ciclo maia implica em harmonia, equilíbrio e reafirmação do verdadeiro sentido do ser humano para a tomada de decisões a favor da vida em todas as suas dimensões", explicou Felipe Gómez, coordenador do Oxlajuj Ajpoo, na página da organização na internet.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895