Inmet alerta para risco à saúde por queda de temperatura em 14 estados

Inmet alerta para risco à saúde por queda de temperatura em 14 estados

Rio Grande do Sul registrou marcas negativas nesta sexta-feira e cenário deve se repetir no final de semana

AE

publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de risco à saúde por declínio de temperatura para áreas de 14 estados. O alerta laranja considera a possibilidade de redução entre 3 graus e 5 graus centígrados. A temperatura mais baixa do ano até aqui no País foi registrada em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, na madrugada desta sexta-feira: -6,4 graus.

Em São Paulo, a massa de ar polar vai fazer com que o fim de semana comece com tempo instável, céu encoberto e forte sensação de frio. No Aeroporto de Congonhas, a sensação térmica chegou ontem a zero grau. Na Região Sul do País, além de Santa Catarina, o Rio Grande do Sul também teve temperaturas negativas. Houve registro de neve nas cidades catarinenses de São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso sobre o frio intenso, alertando para o congelamento de pistas e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias.

Segundo a Climatempo, a frente fria começou a provocar impacto no Sul do País na quarta-feira, avançando por Centro-Oeste, Sudeste e Rondônia e, mais tarde, áreas de Amazonas, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal. Hoje, a massa de ar polar deve se deslocar pelo litoral da Bahia. Além do frio, ela provoca chuvas fortes e ventos intensos em várias partes do Brasil.

Na capital paulista, o dia tem máxima prevista de 13 graus e mínima de 8 graus, com aumento da umidade do ar e possibilidade de chuviscos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE). Amanhã, a máxima deve alcançar 17 graus, com mínima de 9 graus. Ontem, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) decretou estado de alerta em todo o Município.

Dicas para evitar riscos no frio extremo: reforçar a atenção com a segurança de crianças, idosos, pessoas em situação de rua e animais de estimação; evitar aquecimento com churrasqueiras ou latas com combustíveis acesas. Beber bastante água e manter a pele hidratada, principalmente mãos, pés, rosto e lábios, além de proteger extremidades do corpo e atenção ao dirigir, pois pode haver formação de gelo na pista.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895