Inundações deixam 60 mortos no Afeganistão

Inundações deixam 60 mortos no Afeganistão

Equipes de resgate se esforçam para chegar aos atingidos

AFP

publicidade

Sessenta pessoas morreram em inundações provocadas por chuvas torrenciais que atingiram na sexta-feira o norte do Afeganistão, informaram neste sábado as autoridades locais. As cheias destruíram ao menos seis aldeias do distrito de Guzargah-e-Nurregion, uma região pobre e montanhosa da província de Baghlan, no norte do Afeganistão, declarou o governador local, Sultan Mohamad Ebadi. 

"O impacto da catástrofe é enorme", disse. "Encontramos 59 corpos, mas aparecem mais e o balanço pode aumentar de forma considerável", acrescentou. "Ha mais corpos presos nos escombros", acrescentou o chefe da Autoridade de Gestão de Catástrofes (ANDMA) para a província. Noor Mohamad Guzar, chefe do distrito atingido pelas inundações, afirmou que a catástrofe destruiu "2.000 casas, campos e matou milhares de cabeças de gado". 

Os habitantes da região tentam conter as inundações com pedras e as equipes de resgate se esforçam para chegar aos atingidos, mas as estradas estão bloqueadas, o que dificulta o envio de ajuda. "Nossas equipes estão no local e avaliam as perdas", declarou o chefe adjunto da ANDMA, Mohamad Aslam Sayas. "Também distribuímos rações alimentares e medicamentos. Em breve deve chegar mais ajuda", acrescentou. 

As pessoas "perderam tudo, suas casas, seus bens, seus campos, seu gado, e não têm nada para poder sobreviver", explicou o chefe da polícia local, Jawed Basharat. "Precisam de água potável, comida, cobertores e barracas", disse. Estas enchentes são muito frequentes durante a temporada de chuvas no norte do país, onde muitas casas, construídas de forma precária, costumam não aguentar a força da água. 

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895