Irã executa outro manifestante dos protestos de 2022

Irã executa outro manifestante dos protestos de 2022

Milad Zohrevand é a oitava execução por conta dos protestos que eclodiram em setembro

AFP

publicidade

O Irã executou em sigilo, nesta quinta-feira (23), um homem acusado de matar um membro das forças de segurança durante protestos em massa no ano passado, informaram grupos de defesa dos direitos humanos.

É a oitava execução relacionada com os protestos que eclodiram em setembro de 2022, após a morte sob custódia de Mahsa Amini, uma jovem curda detida por supostamente violar o rigoroso código de vestimenta imposto às mulheres no Irã.

Milad Zohrevand, que tinha cerca de 20 anos, foi executado de madrugada em uma prisão da cidade de Hamadan (oeste), informou a organização Hengaw, com sede na Noruega.

Ele havia sido condenado à pena capital pela morte de um oficial da Guarda Revolucionária durante um protesto na cidade de Malayer, em novembro do ano passado.

Hengaw disse que Zohrevand não recebeu nenhuma notificação prévia de que sua execução era iminente e não teve um encontro final com sua família.

O coletivo jurídico Dadban também confirmou a execução nas redes sociais, acrescentando que Zohrevand não teve direito a advogado.

O Irã lançou uma repressão para sufocar os protestos que resultaram em centenas de mortes e milhares de detenções, segundo grupos de direitos humanos e a ONU.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895