Itamaraty diz que não há notícia de brasileiros mortos em Beirute

Itamaraty diz que não há notícia de brasileiros mortos em Beirute

Ministério das Relações Exteriores afirma que "acompanha com atenção os acontecimentos na cidade e está pronto para prestar assistência consular"

R7

Ministro da Saúde do país confirmou a morte de 73 pessoas e mais de 3.700 feridos

publicidade

O Ministério das Relações Exteriores informou que "não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravimente feridos" após explosões na região portuária de Beirute, no Líbano, nesta terça-feira.

"O Itamaraty seguirá acompanhando a situação por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, em coordenação com a DAC (Divisão de Assistência Consular), em Brasília", disse por meio de nota oficial. A pasta também prestou solidariedade ao povo local. "O governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas fatais e pelos feridos atingidos pelas graves explosões que tiveram lugar hoje no porto de Beirute", lamentou. 

Segundo a TV Al Jazeera, o Ministro da Saúde do país confirmou a morte de 73 pessoas e mais de 3.700 feridos, mas ainda não dá para estimar o número exato de vítimas.

Por fim, o Itamaraty disponibilizou contatos para que familiares possam solicitar informações sobre a situação dos brasileiros no Líbano. 

Embaixada do Brasil em Beirute (Plantão): +961 70108374

Núcleo de assistência a brasileiros do MRE em Brasília: +55 61 2030 8820/6756/6753 e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br (de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h).

Explosões no porto de Beirute causam destruição

Uma série de explosões na região portuária de Beirute, no Líbano, foi registrada nesta terça-feira. 

Repórteres de emissoras de TV que estão no local falam em dezenas de corpos no local do que até agora é tratado como um acidente.

Fontes militares, no entanto, dizem que o local da explosão coincide com um armazém onde eram guardados materiais altamente explosivos confiscados. Anteriormente, o ministro da Saúde, Hamad Hassan, havia citado um navio carregado de fogos de artifício.

De acordo com o editor da Sky News no Oriente Médio, Zein Ja'far, todas as janelas ao redor do acidente foram destruídas. Outras testemunhas afirmam que os vidros voaram por todos os lados no momento da explosão.

Leia na íntegra a nota do Itamaraty:

O governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas fatais e pelos feridos atingidos pelas graves explosões que tiveram lugar hoje no porto de Beirute.

O Ministério das Relações Exteriores acompanha com atenção os acontecimentos na cidade e está pronto para prestar a assistência consular cabível. Não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos.

O Itamaraty seguirá acompanhando a situação por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, em coordenação com a Divisão de Assistência Consular (DAC) em Brasília.

O telefone de plantão consular da Embaixada do Brasil em Beirute está disponível para informações sobre a situação dos brasileiros no Líbano pelo número +961 70108374. O núcleo de assistência a brasileiros do MRE em Brasília também está à disposição para informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos telefones +55 61 2030 8820/6756/6753 e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty pelo número +55 61 98197-2284.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895