Itamaraty informa que não há brasileiros entre vítimas de terremoto no Nepal

Itamaraty informa que não há brasileiros entre vítimas de terremoto no Nepal

Novo tremor de terra deixou pelo menos 48 mortos no país, agravando tragédia

Agência Brasil

Novo tremor de terra deixou pelo menos 48 mortos no país, agravando tragédia

publicidade

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou nesta terça-feira que a Embaixada do Brasil em Katmandu, capital do Nepal, confirmou que os 20 brasileiros registrados no país estão bem. Novo tremor de terra atingiu o país deixando pelo menos 48 mortos.

Segundo o Itamaraty, não houve nenhuma solicitação de assistência por parte de brasileiros no segundo grande abalo em menos de 20 dias, mas a embaixada continua monitorando a situação. O sismo, de magnitude 7,3 graus aconteceu a cerca de 80 quilômetros de Katmandu, às 12h50min. O terremoto foi seguido de outros seis tremores, de magnitudes entre 4,3 e 6,3 graus na escala Richter.

Além do Nepal, o tremor também foi sentido na Índia, Tibete e China. As autoridades nepalesas confirmaram que houve pelo menos 48 mortes e mil feridos no país. Na Índia, ao menos 17 pessoas morreram. O Itamaraty informou que as comunicações, via chamadas telefônicas e internet, foram prejudicadas e operam intermitentemente.

No dia 25 de abril, o Nepal foi atingido por um terremoto de magnitude 7,9 graus, o pior dos últimos 80 anos na região, o que causou mais de 8 mil mortes e deixou pelo menos 18 mil feridos. Neste, apenas dois brasileiros tiveram ferimentos leves, entre os cerca de 270 que estavam no Nepal.

O Pentágono informou que um helicóptero militar norte-americano UH-1Y dos “marines”, grupo de elite das Forças Armadas dos Estados Unidos, desapareceu enquanto participava de operações humanitárias após o terremoto. Segundo o porta-voz do Pentágono, coronel Steven Warren, seis “marines” e dois militares nepaleses estavam a bordo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895