Japão analisa vídeo com execução de um dos reféns do EI

Japão analisa vídeo com execução de um dos reféns do EI

Haruna Yukawa teria sido morto por sequestradores jihadistas

AFP

Japão analisa vídeo com execução de um dos reféns do EI

publicidade

O governo japonês indicou na madrugada de domingo (hora de Tóquio) que está verificando um novo vídeo postado na internet anunciando a execução de um dos dois reféns japoneses nas mãos do grupo Estado Islâmico (EI).

"Um novo vídeo apresentando foi postado na internet", declarou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga durante uma coletiva de imprensa. Ele acrescentou que o governo tenta verificar as imagens, segundo as quais o segundo refém, Haruna Yukawa, teria sido morto por seus sequestradores jihadistas. 

"Nós condenamos tais atos", declarou Suga que jurou "responder duramente" a este crime. Uma reunião com os principais membros do governo deve acontecer nas próximas horas sob a presidência do primeiro-ministro Shinzo Abe. Suga pediu mais uma vez a libertação imediata dos japoneses.

A autenticidade deste novo vídeo ainda não foi verificada. Segundo um especialista do canal estatal NHK e outros especialistas, ele apresentaria vários pontos estranhos (filmagem incomum, ausência da "logo" do EI, nenhuma referência religiosa).

Este novo vídeo surge 36 horas após a expiração do ultimato de 72 horas lançado nessa terça-feira pelos islamitas do EI, que ameaçaram executar os dois japoneses a menos que recebessem um resgate de 200 milhões de dólares.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895