Japoneses restauram eletricidade e ligam refrigeração de reator em Fukushima

Japoneses restauram eletricidade e ligam refrigeração de reator em Fukushima

Homem foi resgatado após oito dias soterrado em Miyagi

AFP

publicidade

O governo japonês conseguiu um passo importante para controlar a crise nuclear nos reatores da usina atômica de Fukushima. Na manhã deste sábado, os funcionários da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) conseguiram restaurar a eletricidade e o sistema de refrigeração do reator 5 da planta danificada pelo terremoto de magnitude 9, seguido de tsunami que devastou o país.

• Leia mais notícias sobre o Japão

Neste sábado (horário local), os engenheiros terminaram a instalação de um cabo externo de força e começaram a tarefa de reparar as ligações internas do complexo nuclear. Os núcleos 1, 2 e 6 também deve ter a refrigeração ligada durante o sábado.

Apesar da boa notícia, os reatores 3 e 4 só devem ter a eletricidade restabelecida no domingo. As unidades são as que mais emitiram particulas radioativas nos últimos dias. Os reatores trazem o temor de uma repetição da tragédia em Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Enquanto isso, os funcionários da Tepco seguem os esforços para refrigerar os reatores manualmente. Eles usam bombas manuais, para enviar água do mais às barras de combustível e também helicópteros e canhões de água dos bombeiros, para derramar litros de água potável em meio aos escombros.

Resgate improvável


Após oito dias enterrado nos escombros de sua casa, o japonês Katusharu Moriya, com cerca de 20 anos, foi resgatado pelas equipes de emergência, nesta sexta-feira. Uma notícia rara entre os inúmeros relatos do desastre que acometeu a nação, a vítima foi salva em Kesennuma, na prefeitura de Miyagi.

Esta é uma das áreas mais afetadas, junto com Sendai e Fukushima. Nas localidades estão a maior parte dos 7.197 mortos e 10.905 desaparecidos, confirmados pela Polícia Nacional.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895