Jornal alemão publica foto de líder do movimento anti-islã imitando Hitler

Jornal alemão publica foto de líder do movimento anti-islã imitando Hitler

Porta voz de Pegida confirmou que foto é autêntica, mas disse que era uma piada

AFP e Agência Brasil

Porta voz de Pegida confirmou que foto é autêntica, mas disse que era uma piada

publicidade

Uma foto do líder do movimento anti-islã alemão Pegida, Lutz Bachmann, com um bigode e um penteado semelhantes aos do nazista Adolf Hitler, foi publicada nesta quarta-feira em vários jornais do país. Ao ser entrevistada pelo jornal diário Bild, a porta-voz do Pegida, Kathryn Oertel, confirmou que a foto era autêntica e disse que era uma "piada". Segundo o Dresdner Morgenpost, a imagem foi tirada "há algum tempo" e divulgada na página do Facebook de Bachmann.

Entrevistado pelo Bild, o líder do Pegida explicou que foto foi tirada "no salão de beleza" no momento do lançamento da versão em áudio de um livro satírico de Timur Vermes sobre Hitler intitulado "Ele está de volta" (2012). A imprensa alemã também atribui a Bachmann declarações nas quais afirma que "não existem verdadeiros refugiados de guerra" e os qualifica como "idiotas" e "burros". Em entrevista ao Bild, Bachmann respondeu: "Não fazemos mais comentários sobre temas privados".

O Pegida cancelou a manifestação prevista para a segunda-feira passada em Dresden (leste) devido às ameaças de atentados e anunciou sua vontade de voltar a protestar. Em conversa com a imprensa, Bachmann e Oertel se distanciaram dos "extremistas de direita" e disseram que a ação do Pegida é "amigável e pacífica".

A última manifestação do Pegida, no dia 12 de janeiro deste ano, reuniu 25 mil pessoas. Nesse mesmo dia, 100 mil pessoas se manifestaram contra o grupo em várias cidades da Alemanha.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895