Juiz suspende decisão de Trump de negar asilo a quem entrar ilegalmente nos EUA

Juiz suspende decisão de Trump de negar asilo a quem entrar ilegalmente nos EUA

Presidente americano assinou decreto que permite rejeitar automaticamente pedidos de estrangeiros para permanecer no país

AFP

Juiz bloqueia ordem executiva de Trump

publicidade

Um juiz federal de San Francisco bloqueou temporariamente, na segunda-feira, uma nova ordem executiva do governo Donald Trump, que nega a possibilidade de obtenção de asilo às pessoas que entram ilegalmente nos Estados Unidos. Este mês, o presidente Trump assinou um decreto que permite rejeitar automaticamente os pedidos de asilo apresentados por pessoas que cruzaram a fronteira com o México de forma clandestina. A medida foi levada aos tribunais por organizações de defesa dos direitos civis.

O presidente Donald Trump enviou 5,8 mil soldados à fronteira para prevenir a chegada de grandes grupos de migrantes centro-americanos que viajam pelo do México, uma medida que os críticos denunciaram como uma tentativa de conseguir vantagem política antes das eleições de meio mandato celebradas no começo deste mês.

Trump disse que o avanço da caravana de migrantes implicava uma “emergência nacional” diante no que classificou de “invasão”. Até agora, o aspecto mais visível da resposta de Trump é a cerca de arame, um obstáculo físico destinado a levar os migrantes em busca de refúgios a pontos da entrada organizados em território americano.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895