Justiça da Bélgica anuncia oito detenções por suspeitas de planejamento de atentados

Justiça da Bélgica anuncia oito detenções por suspeitas de planejamento de atentados

Operação policial aconteceu na região de Molenbeek, um bairro tradicional de Bruxelas

AFP

publicidade

Oito pessoas foram detidas em duas operações realizadas na noite dessa segunda-feira na Antuérpia e em Bruxelas por suspeitas de preparação de "atentados terroristas" na Bélgica, anunciou nesta terça-feira a Procuradoria Federal do país. Cinco pessoas foram detidas na região da Antuérpia e três em Bruxelas, de acordo com a Procuradoria, que acrescentou que até o momento os alvos dos atentados não foram determinados.

Uma fonte judicial entrevistado pela AFP se limitou a mencionar que são "jovens radicalizados". Em um comunicado, a Procuradoria afirma que as duas investigações estão conectadas, mas acrescenta que as "apurações mostrarão até que ponto os dois grupos estavam ligados".

Os suspeitos foram detidos, mas o  juiz do caso ainda deve decidir se apresentará acusações formais. No caso de Bruxelas, a operação policial aconteceu na região de Molenbeek, um bairro tradicional da capital belga com uma expressiva população procedente do norte da África.

No dia 22 de março de 2016 a cidade de Bruxelas foi cenário de dois atentados que provocaram as mortes de 32 pessoas e três homens-bomba. Os ataques deixaram mais de 300 feridos. Em novembro do ano passado, um policial de 29 anos foi esfaqueado em Bruxelas e o autor do ataque - um ex-presidiário - foi acusado por "assassinato em um contexto terrorista".

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895