Justiça russa liberta médica sob pagamento de fiança

Justiça russa liberta médica sob pagamento de fiança

Já australiano teve prisão estendida por três meses

AFP

Justiça russa libertada médica sob fiança

publicidade

A justiça russa libertou nesta segunda-feira, sob fiança, a médica russa Ekaterina Zaspa, detida em setembro com ativistas do Greenpeace durante protesto no Ártico. Ela obteve liberdade depois de ter pago 2 milhões de rublos (45,5 mil euros), indicou a agência de notícias Interfax.

Mais cedo, o tribunal em São Petersburgo estendeu a prisão preventiva do ativista australiano Colin Russell, um dos 28 integrantes do Greenpeace detidos. Ele ficará preso por mais três meses – até 24 de fevereiro. Russell foi o primeiro a ter o caso ouvido pelo tribunal. A decisão cria um precedente, o que pode significar que outros ativistas terão suas prisões preventivas estendidas de forma semelhante.

Seis outros réus terão seus casos apresentados no tribunal nesta segunda-feira. Mas a Justiça decidiu adiar as audiências de dois deles, o holandês David John Haussmann e a britânica Kieron Bryan, previstas respectivamente para terça e quarta-feira, segundo o Greenpeace. Os demais pedidos de extensão de prisão preventiva serão decididos ao longo da semana, incluindo da bióloga gaúcha Ana Paula Maciel. 

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895