Kim Jong-Un supervisiona teste de lançador múltiplo de foguetes
capa

Kim Jong-Un supervisiona teste de lançador múltiplo de foguetes

Coreia do Norte manifestou vontade de encontro com os EUA próximo à Assembleia da ONU

Por
AFP

Ditador norte-coreano acompanhou procedimentos em campo

publicidade

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, supervisionou o teste de um sistema "lançador múltiplo de foguetes", informou nesta quarta-feira a agência estatal de notícias KCNA. Militares da Coreia do Sul já haviam relatado o disparo de projéteis não identificados a partir da região de Kaechon, na província norte-coreana de Pyongan do Sul, que percorreram cerca de 330 quilômetros em direção ao leste.

Segundo a KCNA, Kim coordenou pessoalmente o teste de terça-feira. A agência acrescentou que o teste visava "medir o tempo de deslocamento em combate" e que, "agora faltam fazer exercícios de tiro, com a características mais forte em termos de poder do lançador múltiplo de foguetes".

Na segunda-feira, a vice-ministra norte-coreana de Relações Exteriores, Choe Son Hui, declarou que "queremos estar frente a frente com os Estados Unidos no final de setembro, em uma data e um lugar que podemos conviver". O período mencionado por Pyongyang coincide com a Assembleia Geral anual das Nações Unidas, que é celebrada na última semana de setembro em Nova York e reúne dirigentes do mundo todo. Ainda não está claro se um encontro entre o negociador americano, Stephen Biegun, e seus homólogos norte-coreanos poderia acontecer nessa ocasião.