Líder dos direitos civis Joseph Lowery morre aos 98 anos

Líder dos direitos civis Joseph Lowery morre aos 98 anos

Reverendo fez campanha ao lado de Martin Luther King

AFP

Lowery foi escolhido para discursar na cerimônia de posse do primeiro presidente negro do país, Barack Obama, em 2009, e pouco depois foi homenageado com a Medalha da Liberdade, o prêmio civil mais importante dos Estados Unidos

publicidade

O reverendo Joseph Lowery, líder do movimento de luta por direitos civis nos Estados Unidos, que fez campanha ao lado de Martin Luther King, morreu na sexta-feira aos 98 anos, informou a imprensa americana. A morte de Lowery foi confirmada por Imara Canady, integrante da diretoria do Instituto Joseph & Evelyn Lowery, afirmou o canal CNN.

Nascido em 1921, Lowery trabalhou ao lado das principais figuras do movimento dos direitos civis como King e Jesse Jackson. Ele foi um dos apoiadores da fundação da Southern Christian Leadership Conference (SCLC), o grupo de defesa dos direitos civis iniciado por King.

Lowery foi escolhido para discursar na cerimônia de posse do primeiro presidente negro do país, Barack Obama, em 2009, e pouco depois foi homenageado com a Medalha da Liberdade, o prêmio civil mais importante dos Estados Unidos. "O reverendo Joseph Lowery era um lutador pelos direitos civis", disse o congressista John Lewis ao jornal The Atlanta Journal-Constitution. "Ele falou, falou, nunca se deu por vencido. Marchou e protestou em todo Estados Unidos. Lamentamos seu falecimento esta noite", completou Lewis.

"Esta noite, o grande reverendo Joseph E. Lowery fez a transição da Terra para a eternidade. Nossos pensamentos e orações estão com sua família", afirmou no Twitter o Centro King, com sede em Atlanta. "Era um defensor dos direitos civis, um adversário da injustiça, um querido amigo da família King".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895