Libéria decreta estado de emergência por causa do ebola

Libéria decreta estado de emergência por causa do ebola

Presidente afirmou que epidemia afetou segurança e bem-estar do país

AFP

Libéria decreta estado de emergência devido ao ebola

publicidade

A presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, decretou na madrugada desta quinta-feira o estado de emergência no país, diante de uma epidemia do vírus ebola que "exige medidas extraordinárias para a sobrevivência do Estado".

• Leia mais sobre o ebola

Em um discurso à Nação, a presidente afirmou que "o vírus ebola e as consequências da doença constituem agora um transtorno que afeta a existência, a segurança e o bem-estar da República, e representa um risco claro e imediato".

Segundo Sirleaf, o estado de emergência será submetido nesta quinta-feira ao Parlamento. De acordo com o último balanço da Organização Mundial de Saúde, divulgado nessa quarta-feira, o ebola matou 932 pessoas na África. Os dados indicam o registro de 1.711 casos em quatro países africanos, Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

O Banco Mundial anunciou nessa segunda que vai disponibilizar cerca de 149 milhões de euros (algo em torno de R$ 451 milhões) para ajudar a Guiné, a Libéria e a Serra Leoa a conter o surto de ebola. O financiamento ajudará a fornecer suplementos médicos, pagar profissionais de saúde e atender a outras prioridades para conter a epidemia e tentar evitar futuros surtos da doença, explicou o Banco Mundial.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895