Libertadas duas tchecas sequestradas no Paquistão

Libertadas duas tchecas sequestradas no Paquistão

Jovens foram feitas refém em março de 2013

AFP

publicidade

Duas jovens tchecas sequestradas em março de 2013 no Paquistão foram libertadas e já estão na República Tcheca - anunciou neste sábado o primeiro-ministro tcheco, Bohuslav Sobotka. "Posso confirmar que Hana Humpalova e Antonie Chrastecka voltaram para a República Tcheca", disse à televisão CT24.

As duas mulheres foram libertadas graças à intervenção da organização humanitária turca Insani Yardim Vakfi (IHH), afirmou o premiê. "Peço que a mídia agora respeite a privacidade das duas", acrescentou. 

Hana Humpalova e Antonie Chrastecka, duas estudantes de psicologia de 24 anos, foram sequestradas por homens armados em 13 de março de 2013 na província de Baluchistão (sudoeste do Paquistão), na fronteira com o Afeganistão e Irã. As duas entraram no Baluchistão como turistas provenientes do Irã. Foram sequestradas a cerca de 550 km a oeste de Quetta, principal cidade da província paquistanesa.

Em um vídeo divulgado logo após o sequestro, as duas checas pediram a libertação de Aafia Sidiqui, uma cientista paquistanesa presa nos Estados Unidos por colaboração com a Al Qaeda. Em outro vídeo, gravado em 23 de agosto de 2013, apresentado em outubro do mesmo ano para jornalistas em Praga, queixavam-se da situação precária em que estavam e pediram ajuda ao governo tcheco.

Antonie Chrastecka pedia para que se fizesse pressão sobre o governo paquistanês para que a ajudassem a voltar para casa "o quanto antes".  O governo tcheco também tinha transmitido à imprensa um outro vídeo em que as mães das reféns pediam aos sequestradores para tratar bem suas filhas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895