Lituânia deve permitir trânsito de mercadorias russas para Kaliningrado por trem, diz UE

Lituânia deve permitir trânsito de mercadorias russas para Kaliningrado por trem, diz UE

Documento aponta que restrições "não permitem o transporte rodoviário"

AFP

publicidade

A Comissão Europeia argumentou, nesta quarta-feira (13), que não deve haver "proibição" do transporte ferroviário entre o enclave russo de Kaliningrado e o restante da Rússia através da Lituânia, ao pedir controles "específicos e proporcionais". Em um documento que detalha a aplicação das sanções à Rússia, a Comissão destacou que essas medidas restritivas "não permitem o trânsito rodoviário de mercadorias sancionadas por operadores russos. Não há proibição semelhante para o transporte ferroviário".

Publicada nesta quarta-feira, a nota da Comissão reafirma que o trânsito de equipamento militar, de uso duplo (civil e militar) e de equipamentos de alta tecnologia está vetado em todos os casos. Essa é uma tentativa da Comissão de esclarecer se as sanções adotadas pela União Europeia contra a Rússia vetam "o transporte de bens essenciais em trânsito através da UE entre partes não contíguas" da Rússia.

Kaliningrado é um território russo separado do restante do país e localizado às margens do mar Báltico, que faz fronteira com Lituânia e Polônia. A Rússia considera as restrições impostas pela Lituânia ao trânsito de mercadorias para Kaliningrado um ato "hostil" e mencionou a possibilidade de retaliação.

Em resposta, o governo lituano se limita a afirmar que aplica as sanções adotadas pela UE. Em 20 de junho, o chefe da diplomacia do bloco europeu, Josep Borrell, disse que as denúncias russas sobre as restrições na Lituânia são "pura propaganda".

"A Lituânia não tomou qualquer medida unilateral de restrição e aplica apenas as sanções da União Europeia", frisou Borrell durante uma coletiva de imprensa após uma reunião de chanceleres europeus, em Luxemburgo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895