Lula diz que decisão do STF sobre Battisti não irá afetar relações entre Brasil e Itália

Lula diz que decisão do STF sobre Battisti não irá afetar relações entre Brasil e Itália

Ex-presidente acredita que país europeu tratará a questão com "normalidade burocrática"

Agência Brasil

publicidade

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira, ao se encontrar com o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, que não acredita que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso Cesare Battisti vá provocar problemas nas relações com a Itália.“Não vejo nenhuma razão para a Itália não tratar isso como questão da normalidade burocrática e soberana do Brasil.”

Na última quarta-feira, o STF rejeitou a extradição e determinou a libertação imediata do ex-ativista político Cesare Battisti. Na madrugada de quinta-feira, Battisti deixou a Penitenciária da Papuda, em Brasília, onde estava desde 2007.

Segundo Lula, sua decisão como presidente estava prevista no acordo de extradição estabelecido com a Itália. “É normal algumas pessoas reclamarem, outras ficarem felizes, mas o Brasil não abriria mão de sua soberania e a Suprema Corte reconheceu o acerto da decisão do presidente.”

Lula também comentou as notícias que tratam da possível saída do ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, do governo. “Ele ficará se ela (Dilma Rousseff) quiser e sairá se ela quiser. E o PT não irá impor ministério para ela como nunca impôs para mim”, disse.

“Quem conhece a presidenta Dilma vai aprender uma coisa: que jamais alguém a obrigará a fazer uma coisa que ela não queira fazer”, afirmou o ex-presidente.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895