"Maduro está louco como uma cabra", diz Mujica

"Maduro está louco como uma cabra", diz Mujica

Reação é devido polêmica entre presidente venezuelano e ex-ministro uruguaio

AFP

Reação é devido polêmica entre presidente venezuelano e ex-ministro uruguaio

publicidade

Para o ex-presidente do Uruguai José Mujica, "estão todos loucos" na Venezuela, e seu presidente, Nicolás Maduro, está "louco como uma cabra". As declarações foram reproduzidas por um jornal local.

Mujica reagia, assim, à dura polêmica entre Maduro e seu ex-ministro das Relações Exteriores e atual secretário da Organização dos Estados Americanos (OEA), o uruguaio Luis Almagro. Maduro acusa Almagro de "traidor" e de ser um agente da CIA, a Agência Central de Inteligência americana.

Segundo declarações publicadas no "site" do jornal uruguaio Subrayado, Mujica defendeu seu ex-chanceler. Almagro "não é nenhum traidor. É um advogado, escravo do Direito", comentou, subindo o tom contra Maduro. Ainda de acordo com o Subrayado, Mujica disse que respeita o presidente da Venezuela, mas "isso não equivale a não lhe dizer que está louco, louco como uma cabra". "Estão todos loucos na Venezuela", completou.

O ex-presidente havia retirado seu apoio político a Almagro justamente pelas críticas feitas pela Venezuela desde que o uruguaio chegou à OEA. Almagro e Mujica são do mesmo setor da coalizão de governo Frente Ampla. Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015 e foi muito próximo do chavismo, chegando a apoiar Maduro em sua posse.

Hoje, Almagro lançou uma carta aberta ao governo da Venezuela. "Que ninguém cometa o desatino de dar um golpe de Estado contra você, mas que você tampouco o dê", disse a Maduro. "É seu dever. Você tem um imperativo de decência pública de fazer o referendo revogatório em 2016", acrescentou Almagro, na carta ao governo Maduro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895