Mais de mil pessoas protestam contra passaporte sanitário em Barcelona

Mais de mil pessoas protestam contra passaporte sanitário em Barcelona

Os manifestantes marcharam pelo centro da cidade carregando uma faixa que dizia "Passaporte sanitário = Estado totalitário"

AFP

publicidade

Entre 1 mil e 1,5 mil pessoas se reuniram neste sábado em Barcelona, na Espanha, para protestar contra o passaporte sanitário, que é exigido desde outubro na região autônoma da Catalunha, informou a polícia local. Os manifestantes marcharam pelo centro da cidade carregando uma faixa que dizia "Passaporte sanitário = Estado totalitário", conforme presenciou um jornalista da AFPTV.

Outros manifestantes portavam cartazes que diziam "Não ao passaporte nazista", "governos e sanitaristas = assassinos" e "Passaporte Covid: ditadura", com uma imagem que comparava um QR Code e uma suástica.

"Não é uma pandemia, é uma ditadura", gritavam os manifestantes.

As mobilizações contra as restrições sanitárias não são muito habituais na Espanha, porém, neste sábado, entre 1 mil e 1,5 mil pessoas compareceram à marcha, segundo a polícia e os organizadores, que acontece pela segunda semana consecutiva. Os manifestantes querem agora que a mobilização aconteça todos os sábados, "até que, por amor à vida e à liberdade, seja revogado" o passaporte sanitário.

Na Espanha, a saúde é de competência das autoridades regionais, por isso as decisões de enfrentamento da pandemia são tomadas em nível local. O país apresenta una taxa de vacinação muito mais alta que a de seus vizinhos franceses e italianos, com 91,4% da população maior de 12 anos totalmente vacinada. Por isso, o governo havia descartado implementar um passaporte sanitário nacional para permitir o acesso a lugares abertos ao público.

No entanto, desde outubro e devido ao aumento dos contágios, diversas regiões do país mudaram de opinião. Assim como a maioria dos países da Europa, a Espanha enfrenta uma nova onda de Covid-19. Segundo os últimos dados publicados na sexta-feira, a taxa de incidência no país é de 323 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895