Maré invade ruas de Valparaíso após alerta de tsunami

Maré invade ruas de Valparaíso após alerta de tsunami

Terremoto de 8,4 graus na escala richter deixa ao menos um morto na cidade de Illapel

Correio do Povo

Maré invade ruas de Valparaíso após alerta de tsunami

publicidade

Um terremoto de magnitude 8,3, sacudiu área do Oceano Pacífico perto das costas de Chile e Peru, por volta das 20h desta quarta-feira. O tremor relativamente perto da superfície gerou alerta de tsunami para a região litorânea da América Latina. Comunicado do Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico (PTWC) confirmou a formação de ondas de tsunami na área do terremoto e indicou que os primeiros vagalhões atingiram Coquimbo por volta das 20h30min. Variações de até 1,3 metro foram registradas nas marés da Valparaíso, com testemunhas informando ondas de até seis metros e começo da invasão das ruas costeiras por água do mar.

Pelo menos 15 réplicas menos intensas foram registradas, uma delas na região do Atacama. Sirenes foram acionadas nas áreas costeiras de Chile e Peru para iniciar a evacuação preventiva em direção às partes altas das cidades. O Ministério do Interior do Chile declarou o país em "alerta vermelho", por terremoto de grande intensidade e ameaça de tsunami. Às 22h, ao menos 24 cidades costeiras tinham sido atingidas por ondas de maior dimensão que o normal pelo fenômeno. Conforme o PTWC, a oscilação das águas pode gerar ondas de grande proporção até mesmo na costa japonesa, ao longo desta quinta-feira.

Por conta da força do abalo, os bombeiros de São Paulo receberam cerca de 50 chamados por tremores nas construções. Em Santa Maria, moradores acionaram os bombeiros na região central da cidade, ao sentir impactos nos imóveis. Buenos Aires também teve registros do terremoto, assim como outros pontos nos arredores da capital argentina. O forte tremor danificou construções das cidades costeiras chilenas. O prefeito de Illapel, Denis Cortés, confirmou a morte de um operário após desabamento.



Posteriormente a elevação da água poderia atingir Caldera, Talcahuano, Antofagasta, Iquique, Corral e Arica, todas no Chile. No Peru, Mollendo, San Juan e La Punta seriam os primeiros pontos ameaçados. Partes de Equador e Colômbia também se encontram na trajetória indicada.

O ministro do Interior, Jorge Burgos, disse que diante do terremoto "é indispensável a evacuação preventiva em toda a costa do país". O tremor ocorreu às 19h54min, próximo de Illapel, que possuí 310 mil habitantes. Foram registrados danos em algumas casas e o corte da energia elétrica. O Ministério do Interior situou o epicentro 36 quilômetros a oeste da localidade de Canela Baja, a uma profundidade de 11 quilômetros.

O metrô da capital, Santiago, anunciou que paralisou os serviços logo após o sismo. Porém, informou que a atitude foi preventiva e não houve danos, nem feridos. Cerca de 40 minutos depois, os trens voltaram a operar, mas em velocidade reduzida. Em 2010, a zona central do Chile foi sacudida por um terremoto de 8,8 graus com tsunami que deixou mais de 500 mortos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895