Marinha da Argentina reforça busca por submarino nas profundezas do mar

Marinha da Argentina reforça busca por submarino nas profundezas do mar

Marinha reforça busca por submarino

Correio do Povo

San Juan está desaparecido desde a última quarta-feira

publicidade

Apesar das condições meteorológicas advsersas, com ondas de até seis metros e ventos acima dos 80 km/h, a Marinha argentina reforça as buscas pelo submarino ARA San Juan, desaparecido na úlima quarta-feira. A operação agora conta com o apoio do esquadrão de resgate de submarinos dos Estados Unidos, permitindo ampliar a procura pela embarcação nas profundezas do mar. Além disso, uma navegação inglesa escaneia a profundiade do ocean através de uma sonda.

A Marinha Argentina está confiante com as buscas, principalmente depois de o San Juan tentar contato via satélite no domingo. De acordo com o porta-voz da Marina, Enrique Bilbo, a tripulação do submarino ainda tem comida e oxigênio. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o San Juan faria uma viagem de dez dias, mas tinha suprimento para 15.

O submarino com 44 tripulantes perdeu a comunicação na última quarta-feira quando fazia o trajeto entre o Ushuaia (sul da Argentina) e a  Base Naval de Mar del Plata. As buscas pela embarcação ja completaram 80% da área estipulada pela Marinha, que foi delimitada a partir do ponto em que foi feito o último contato com o submarido.

A Marinha da Argentina conta com todo tipo de embarcações e aviões nas buscas. Participam da investigação aeronaves militares, científicas e, até, barcos pesqueiros. Equipamentos de ao menos cinco países também auxiliam os argentinos.

A Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB) enviaram três embarcações e duas aeronaves para o Sul da Argentina. O navio brasileiro Almirante Maximiliano chegou ao ponto do último contato dos militares argentinos com a embarcação, mas o tempo ruim dificulta as buscas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895