Marinha uruguaia resgata 12 pessoas em veleiro que naufragou no Rio da Prata

Marinha uruguaia resgata 12 pessoas em veleiro que naufragou no Rio da Prata

Embarcação estava gravemente danificada e afundou horas depois do resgate

AFP

publicidade

A Marinha Nacional do Uruguai resgatou 12 pessoas que viajavam em um veleiro argentino que naufragou no Rio da Prata, perto da região costeira de Colônia, no domingo, 29, informou a força militar em um comunicado.

"Era um barco esportivo com dois tripulantes e 10 passageiros a bordo, todos argentinos. Estavam bem e planejavam voltar à Argentina", disse à AFP um porta-voz da Marinha.

A embarcação BV (AR) "Carpe Diem" solicitou ajuda na manhã de domingo, em mensagem enviada por rádio ao Porto de Colônia, localizado a cerca de 180 km a oeste de Montevidéu.

De acordo com o comunicado, o veleiro em que retornavam à Argentina "estava desgovernado e com vazamento nas proximidades do Farol da Ilha Farallon", a cerca de 2 milhas náuticas do Porto de Colônia.

"Não houve tempestade, houve vento forte e ondas de aproximadamente um metro" explicou o porta-voz.

O Centro de Coordenação de Busca e Resgate Marítimo enviou uma embarcação da Prefeitura do Porto de Colônia e solicitou apoio da Associação Honorária de Salvamento Marítimo e Fluvial, com um barco do Porto de Colônia e um de Juan Lacaze, cidade a 45 km a leste de Colônia.

A Marinha afirmou que ao chegar ao local, tentou rebocar o veleiro até o abrigo da Ilha San Gabriel, que fica no meio do caminho entre a Ilha Farallon e o litoral de Colônia. Mas, ao ser confirmada a gravidade dos danos, optou pelo desembarque das pessoas que estavam a bordo, incluindo uma que "apresentava sinais de hipotermia" e outra, "uma possível lesão muscular".

"Ambos foram atendidos no Porto de Colônia por uma emergência médica e estão em bom estado de saúde", segundo o comunicado.

A força militar acrescentou que o veleiro permaneceu à deriva e afundou horas mais tarde.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895