Menores sofrem abusos por soldados estrangeiros na República Centro Africana

Menores sofrem abusos por soldados estrangeiros na República Centro Africana

Supostos delitos teriam ocorrido em 2014, segundo ONU

AFP e Agência Brasil

publicidade

Vários menores supostamente sofreram abusos sexuais cometidos por soldados estrangeiros, informou nesta sexta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, que se declarou alarmado pelas acusações. Os supostos delitos teriam ocorrido principalmente em 2014 em Genebra, mas foram descobertos nas últimas semanas.

Uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) no país africano entrevistou quatro menores, com idade entre 14 e 16 anos, que declararam ter sofrido abusos sexuais ou exploração por parte de soldados estrangeiros, que supostamente pertenciam a contingentes da força da União Europeia (Eufor-RCA) ou por efetivos das tropas francesas Sangaris.

Uma das meninas entrevistadas afirmou ter praticado sexo oral com soldados franceses em troca de uma garrafa de água ou um pacote de biscoitos. Dois irmãos, um menino e uma menina, com 7 e 9 anos, também teriam sido abusados pelas tropas francesas.

Essas acusações, que envolvem forças militares estrangeiras que não pertencem à ONU, tiveram lugar nos arredores e dentro do campo de deslocados internos de M'Poko, situado perto do aeroporto de Bangui. A ONU já anunciou a abertura de uma investigação sobre as novas acusações de abusos sexuais supostamente cometidos por soldados de três países participantes na Missão da ONU na República Centro-africana (MINUSCA).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895