Milhões de australianos sem telefone ou Internet por falha da operadora

Milhões de australianos sem telefone ou Internet por falha da operadora

Problema na empresa Optus afetou sistemas de pagamento eletrônico e até linhas telefônicas usadas pelas ambulâncias

AFP

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Mais de 10 milhões de australianos ficaram sem telefone celular ou Internet nesta quarta-feira (8) devido a uma enorme queda do serviço de uma das principais empresas de telecomunicações do país. A misteriosa falha na empresa Optus afetou os sistemas de pagamento eletrônico, interrompeu as linhas telefônicas usadas pelas ambulâncias e pela polícia e paralisou temporariamente os trens da cidade de Melbourne na hora do 'rush'.

A Optus, uma subsidiária da empresa Singtel de Singapura, disse que "alguns" serviços foram restaurados na tarde desta quarta-feira, mas ainda não sabe a causa da falha. A empresa de telecomunicações, a segunda maior do país com mais de 10 milhões de clientes, identificou o apagão por volta das 4h05, horário de Sydney. "Até que tenhamos realizado uma análise profunda e exaustiva das causas, não poderemos fornecer mais informações", disse a CEO da Optus, Kelly Bayer Rosmarin, à rede australiana ABC, afirmando que um apagão como o que ocorreu é algo "muito incomum".

Segundo a executiva, "não há indícios" de que a falha se deva a uma tentativa de hackear a empresa. Há cerca de um ano, a gigante das telecomunicações sofreu um ataque cibernético que resultou no roubo de dados pessoais de mais de nove milhões de clientes. Várias organizações e empresas confirmaram que recuperaram a conexão com a Internet, incluindo o Departamento Federal de Educação, o Royal Hospital de Melbourne e o Commonwalth Bank.

"Vergonha absoluta"

Dezenas de hospitais não podiam receber ligações. Além disso, os telefones fixos dos clientes Optus também não conseguiam fazer chamadas de emergência. No meio da hora do rush, o serviço ferroviário em Melbourne foi prejudicado por "um corte nas comunicações". A companhia aérea Virgin Australia e a seguradora de saúde Bupa também relataram problemas.

A ministra de Comunicações, Michelle Rowland, disse que a interrupção do serviço "tem amplas ramificações nos serviços móveis, fixos e de banda larga para clientes Optus". O sindicato dos trabalhadores de comunicações da Austrália classificou a falha como uma "vergonha absoluta" e a vinculou a um recente corte de empregos na empresa.

A empresa Ramsay Health Care disse que os telefones de seus 73 hospitais privados e unidades cirúrgicas caíram. Um cuidador disse à rádio ABC em Melbourne que não conseguiu chamar uma ambulância para um de seus pacientes e teve que "correr para a rua e pedir o celular de alguém que estava passeando com o cachorro".


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