Mineiros resgatados no Chile são homenageados no palácio presidencial

Mineiros resgatados no Chile são homenageados no palácio presidencial

Trabalhadores demonstraram bom humor e receberam os cumprimentos do presidente Sebastián Piñera

AFP

Mineiros resgatados no Chile são homenageados no palácio presidencial

publicidade

Os 33 mineiros resgatados no Chile do fundo da mina San José foram homenageados nesta segunda-feira no palácio presidencial La Moneda, em uma cerimônia solene com autoridades, familiares e operários que participaram da operação.
Os mineiros receberam os cumprimentos do presidente Sebastián Piñera, que deu a cada um uma medalha do bicentenário da independência chilena e uma réplica da cápsula Fênix 2, o veículo de metal no qual foram içados à superfície no dia 13 de outubro, após 69 dias de confinamento. O presidente também deu uma bandeira do Chile a cada um dos 32 mineiros chilenos e ao boliviano Carlos Mamani, o único estrangeiro do grupo.

As bandeiras, entregues na mesma ordem na qual os mineiros chegaram à superfície, estiveram em um altar montado em um dos pátios do palácio presidencial durante todo o tempo em que os mineiros permaneceram presos. "Não vamos deixar nunca mais nenhum chileno para trás, porque aprendemos uma lição", afirmou Piñera, acrescentando que nos próximos dias anunciará mudanças na legislação trabalhista, para aumentar a segurança dos trabalhadores. "No futuro, teremos que construir muitas pontes e perfurar muitos túneis. E nestes dias vamos anunciar um novo acordo para os trabalhadores", afirmou Piñera.

Na cerimônia, estiveram presentes familiares dos mineiros, todo o gabinete de ministros, médicos, socorristas e operários que participaram da operação de resgate. Entre os mineiros, o chefe de turno e último a sair da mina, Luis Urzúa, tomou a palavra. "O trabalho foi árduo. Foram mais de 70 dias de emoção, trabalho e tristeza". "Obrigado ao Chile e a todo o povo que rezou por nós. Somos totalmente gratos a vocês, todos os que lutaram por nós. Foi algo que não imaginávamos. Graças a Deus estamos livres e a mineração está em um nível muito elevado", disse Urzúa.

Os mineiros demonstravam estar de bom humor, apesar de alguns terem apresentado problemas de angústia nos últimos dias. "Vejo que estão contentes. Alguns ainda não conseguiram ter o descanso que precisavam, mas levam isso com humor. Foi maravilhoso vê-los integrados às suas famílias", comentou Alberto Iturra, o psicólogo que os apoiou durante o confinamento, presente na cerimônia. "Seria ingênuo não pensar que eles vão passar momentos difíceis, de muita angústia. Há uma preocupação maior de alguns deles, mas estão com um bom acompanhamento psicológico", afirmou, por sua vez, o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.

Após a cerimônia os mineiros se dirigiram ao estádio Nacional para disputar uma partida de futebol contra o time Operação Resgate, formado por autoridades e socorristas liderados pelo presidente Piñera. O confronto terminou 3 a 2 a favor da equipe dos resgatistas e das autoridades. Antes de entrar no ônibus que os levou ao estádio, os mineiros se aproximaram da cápsula Fênix, exibida há uma semana na frente do palácio presidencial, para tirar uma foto.

O grupo ficou preso no dia 5 de agosto na mina San José. Após 17 dias foi estabelecido contato, e no dia 13 de outubro seu resgate foi concretizado.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895