Ministro das Finanças do Chipre renuncia

Ministro das Finanças do Chipre renuncia

Cargo de Michalis Sarris será ocupado pelo ministro do Trabalho, Haris Georgiades

AFP

Michalis Sarris foi presidente do Banco Laiki, um dos maiores do Chipre

publicidade

O ministro das Finanças do Chipre, Michalis Sarris, anunciou nesta terça-feira sua renúncia. O motivo, segundo ele, é o fato de que presidiu até agosto de 2012 o Banco Laiki, instituição que foi liquidada no âmbito do plano de resgate econômico da ilha mediterrânea.

Sarris indicou aos jornalistas que havia decidido deixar o cargo já que a investigação aberta para determinar as causas da crise bancária deve analisar o período no qual dirigiu o banco, o segundo maior do país, agora em fase de liquidação. A renúncia foi aceita pelo presidente Nicos Anastasiadis. Sarris será substituído pelo ministro do Trabalho, Haris Georgiades.

A saída de Sarris do governo ocorre no mesmo dia em que o Chipre instaurou uma comissão de investigação para determinar as responsabilidades, inclusive penais, dos crimes de abuso de informação privilegiada ou de favoritismo, na crise bancária que derrubou a economia deste país da Eurozona. À beira da quebra, o Chipre obteve no dia 25 de março um resgate internacional de 10 bilhões de euros em troca de uma reestruturação de seu sistema bancário.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895