Ministro diz que Snowden prestou grande serviço ao divulgar espionagem

Ministro diz que Snowden prestou grande serviço ao divulgar espionagem

Paulo Bernardo não quis comentar a possibilidade de asilo político brasileiro

AE

Paulo Bernardo não quis comentar a possibilidade de asilo político brasileiro

publicidade

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira que o ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden prestou um grande serviço para o mundo ao divulgar como funciona o serviço de espionagem praticado pelo governo dos Estados Unidos. Para o ministro, o monitoramento em massa de cidadãos e de outros governos é considerado inaceitável.

“Não tem nenhuma justificativa, até porque monitorar Petrobras, a presidente de um país, a primeira-ministra de outro país não tem nada a ver com terrorismo, principalmente se são países amigos”, avaliou Bernardo. O ministro disse também que o Brasil já tem informações suficientes sobre os sistemas de espionagem para considerar a prática intolerável. “Não sei até onde temos que investigar mais sobre isso. Mas com certeza ele deve ter mais coisas para falar”, completou.

Bernardo não quis comentar a possibilidade de o governo brasileiro conceder asilo a Snowden. Segundo ele, o assunto tem de ser resolvido no âmbito do Ministério das Relações Exteriores, ouvindo o Ministério da Justiça e a presidenta da República. “Não vou dar palpite nisso”. Uma campanha na internet pretende obter apoio da população brasileira para que Snowden receba asilo do Brasil.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895