Missa na basílica de São Pedro antecede conclave no Vaticano

Missa na basílica de São Pedro antecede conclave no Vaticano

Papa emérito Bento XVI foi muito aplaudido durante homenagem

AFP e Agência Brasil

Missa na basílica de São Pedro antecede conclave no Vaticano

publicidade

Muitos aplausos saudaram nesta terça-feira na basílica de São Pedro a homenagem do decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, ao Papa emérito Bento XVI, durante a missa que inaugura o ritual do conclave para eleger seu sucessor. Sodano chamou de "luminoso" o pontificado do alemão Joseph Ratzinger, que renunciou ao cargo em 28 de fevereiro, em um gesto sem precedentes na história moderna da Igreja Católica.

• Entenda como funciona o conclave

• Leia mais notícias sobre a escolha do novo Papa

Após a missa, a partir das 10h (6h de Brasília) desta terça-feira, os 115 cardeais que têm direito a voto e vão eleger o sucessor do Papa Bento XVI estarão concentrados para a primeira votação do conclave, marcada para as 17h (13h de Brasília). Eles participam de ritual, que inclui missa, juramento e uma pequena procissão a pé, acompanhada por cantores religiosos.

A previsão dos especialistas em Vaticano, os vaticanistas, é que o conclave dure de três a 11 dias. No século 20, as eleições mais rápidas foram as dos papas João Paulo II, em 1978, e Bento XVI, em 2005. A eleição do Papa João Paulo II levou três dias. A mais longa do século passado foi a de São Pio X, que demorou cinco dias.

No conclave ocorrerá hoje apenas uma votação à tarde. A previsão é que a fumaça branca, no caso de eleito o Papa, ou escura, se não houver consenso, seja emitida pela chaminé na Capela Sistina, na Praça de São Pedro, no fim da tarde ou começo da noite. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, lembrou ontem que quando Bento XVI foi eleito, em 2005, a fumaça branca foi vista no fim da tarde.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895