Moldávia detecta atividades russas de 'desestabilização'

Moldávia detecta atividades russas de 'desestabilização'

País é vizinho da Ucrânia e aspirante a ingressar na União Europeia desde o final de junho

AFP

publicidade

Os serviços de inteligência da Moldávia afirmaram, nesta quinta-feira (9), ter detectado atividades destinadas a "desestabilizar" o país, após o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmar ter interceptado um plano russo para destruir esta antiga república soviética.

"Com base nas informações apresentadas por nosso parceiro ucraniano e nos dados internos, confirmamos a identificação de atividades destinadas a debilitar e desestabilizar a Moldávia", escreveu o Serviço de Segurança e Inteligência (SIS) em um comunicado enviado à AFP.

"No momento não podemos dar mais detalhes por medo de comprometer" as medidas em curso para "esclarecer" o ocorrido, acrescentaram.

Zelensky, em visita a Bruxelas, informou que "interceptou um plano de destruição da Moldávia", que estava "nas mãos dos serviços de inteligência russos".

"Este plano mostrava quem, quando e como aplicar um golpe fatal à democracia moldava", destacou o presidente ucraniano. "Foi muito parecido com o que tentaram colocar em prática contra a Ucrânia", acrescentou.

A Moldávia, um pequeno país de 2,6 milhões de habitantes, é vizinho da Ucrânia e aspirante a ingressar na União Europeia desde o final de junho. O território do país é ameaçado militarmente pela Rússia, com a presença de soldados na região separatista pró-russa da Transnístria.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895