Morre ex-presidente salvadorenho Francisco Flores

Morre ex-presidente salvadorenho Francisco Flores

Ex-chefe de Estado passou quase uma semana em coma após um AVC

AFP

Morre ex-presidente salvadorenho Francisco Flores

publicidade

O ex-presidente salvadorenho Francisco Flores, de 56 anos, acusado de crimes de corrupção, morreu nesse sábado à noite após permanecer quase uma semana em coma, informaram fontes de seu partido político. "Lamentamos a morte do (ex)presidente Francisco Flores, solidarizamo-nos com sua família neste momento", indicou em sua conta no Twitter o partido de direita Aliança Republicana Nacionalista (ARENA), ao qual pertencia Flores, que governou El Salvador entre 1999 e 2004.

A esposa do ex-presidente, Lourdes Flores, depois de confirmar a morte, declarou que ele decidiu enfrentar o julgamento no qual era acusado de crimes de corrupção "convencido de sua inocência", mas observou que toda a situação não passou de um "ataque político" que causou uma deterioração da sua saúde. "Ele sofreu uma crise, provocada por um ataque político injusto que atingiu os seus direitos fundamentais", afirmou a esposa do ex-presidente em uma breve declaração à imprensa nas primeiras horas deste domingo em frente ao hospital onde Flores faleceu.

A esposa informou que o funeral do ex-presidente será realizado de "forma humilde" por decisão da família. Enquanto isso, o presidente da Guatemala, Jimmy Morales, disse que lamenta "profundamente a morte" de Flores. O corpo do ex-presidente foi transportado neste domingo, sob forte esquema de segurança, a uma casa funerária em uma área residencial na periferia sudoeste da capital. Na segunda-feira será realizada uma missa de corpo presente na Basílica La Ceiba de Guadalupe em San Salvador.

O ex-presidente estava internado em um hospital particular desde o último 24 de janeiro, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e entrou em coma.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895